sábado, 18 de agosto de 2007

Introdução


Desde Março de 2005, quando tive a sorte de receber de Koeltz Book Company um exemplar do extraordinário livro de Daniel Tyteca "The orchid flora of Portugal", tenho viajado por Portugal em busca de orquídeas terrestres.

Dado que esta busca está limitada na maioria dos locais do princípio de Março ao final de Abril de cada ano, e o meu tempo nunca chega para tudo, nestes 3 anos visitei cerca de 50 locais (alguns mais de uma vez) e encontrei cerca de 35 espécies de orquídeas. Este número representa cerca de 40 % do total expectável de espécies existentes em Portugal continental (serão cerca de 70 espécies).

Existem locais onde em Maio e mesmo Junho podem ser encontradas orquídeas, normalmente situados em altitude e / ou no Norte de Portugal. Encontrei ainda referências a uma espécie - Spiranthes spiralis – que floresce no final de Setembro / Outubro, e esse será um dos meus projectos para o Outono de 2007.

Na minha busca das orquídeas, tento combinar investigação (que gosto muito de fazer) com viajar, percursos pedestres e fotografia, e, porque não, algumas visitas turísticas e boas estadias e refeições.
lkjlkjlkj
Orchis mascula, Serra de Montejunto, Abril 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário