sábado, 9 de abril de 2011

As orquídeas do Pinhal da Praia das Maçãs (1) - Limodorum trabutianum

O pinhal da Praia das Maçãs (chamo-lhe assim porque é a localidade mais perto que é mais conhecida, mas poderia ser Pinhal das Azenhas do Mar ou Pinhal de Janas) situa-se exactamente entre estas 3 localidades: Praia das Maçãs, Azenhas do Mar e Janas. Também já o tenho visto referir por Pinhal da Nazaré.

É um pinhal que tem vindo a ser progressivamente invadido por construções, algumas legais ou legalizadas, a maior parte das quais penso que à revelia do PDM. É um pinhal que infelizmente se encontra em desmantelamento, em resultado da construção disseminada de moradias. Nunca lá houve um incêndio de dimensão, que me lembre, mas um dia quando houver …

O pinhal situa-se sobre uma unidade geomorfológica denominada Orla Meso-Cenozóica, que se originou no tempo geológico desde os fins da era Secundária e por toda a era Terciária, ou seja, há cerca de 200 milhões de anos. 

De origem sedimentar, com depósitos arenosos arrastados pelos ventos que atingem a costa ocidental, com dunas consolidadas pela plantação de pinhais, apresenta uma superfície ondulada, embora de baixa altitude, com pequenas elevações constituídas pelas dunas.

A vegetação é composta por pinheiros bravos Pinus pinaster. Em certos locais, já começou a invasão por acácias.

Por ordem de floração, podem pelo menos ser encontradas as seguintes espécies:
Barlia robertiana
Gennaria dyphilla
Neotinea maculata
Limodorum trabutianum
Ophrys lutea
Serapias parviflora
Cephalantera longifolia
Epipactis tremolsii
 
Passadas que foram as florações das 3 primeiras espécies listadas, a que todavia voltarei, começou a floração dos Limodorum.

Eis algumas fotos tiradas no passado dia 2 de Abril de 2011.
 
Noutros anos, os Limodorum floriram noutras ocasiões, pelo que considero o seu período de floração neste local aproximadamente de 1 de Abril a 15 de Maio.

Em 8 de Abril de 2006

Em 1 de Maio de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário