quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Dactylorhiza insularis do Azibo



Foi a segunda vez que vi esta espécie. A anterior tinha sido em 2007, na Serra de Montejunto. Desta vez, junto à albufeira do Azibo, onde também encontramos D. markusii.

A D. insularis não é uma espécie abundante. Com uma influorescência amarela, apresenta normalmente pontos vermelhos no labelo, que servem para a distinguir sem mais precalços.



Mas há exemplares que não têm estes pontos vermelhos, como o que se apresenta a seguir, e aí a coisa é mais complicada.


A principal diferença para a D. markusii é o esporão, que na D. insularis é horizontal, reto ou ligeiramente curvado para baixo, e na D. markusii é ascendente, curvado para cima (P. Delforge, 2006).

Dactylorhiza é um género de criação recente (Necker ex Nevski 1937), sendo as espécies anteriormente incluídas no género Orchis


Por uma questão de curiosidade, A.X. Pereira Coutinho, o pai da Botânica sistemática portuguesa, na sua obra "A Flora de Portugal", de 1913, atribuia os nomes de Orchis provincialis à D. insularis "pontuada de vermelho", Orchis sambucina à população da Serra de Montejunto (esporão descendente), e Orchis pseudo-sambucina à atual D. markusii (esporão horizontal).

Agradeço à AOSP pela organização, e ao José Monteiro pelas, aliás como sempre, preciosas indicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário