quinta-feira, 9 de maio de 2013

Serapias cordigera, língua e seu híbrido x ambigua

Em 26 de Abril de 2013, o sítio onde em 2011 encontrei milhares de Serapias (ver post de 25 de Abril de 2011), entre Alvito e Portel, estava parcialmente destruído, penso que por pastoreio intensivo.

A parte onde se encontrava o maior número de S. perez-chiscanoi, que se encontra parqueado com rede, estava totalmente rapado. Sobrou um pé …

Já no outro lado da estrada, uma zona natural, não lavrada, a situação mantém-se como anteriormente, com milhares de S. lingua e S. strictiflora, e poucos exemplares de S. perez-chiscanoi.
A pouca distância deste local, também indicado por cortesia do amigo Ivo Rodrigues, encontrei uma concentração menor de exemplares, mas muito mais interessante, especialmente no que respeita á S. cordigera.

Ambos os sítios são locais muito húmidos, alagadiços, bem diferentes das zonas secas da charneca alentejana que os rodeiam.

Neste sitio, encontrei Serapias língua, Serapias perez-chiscanoi e Serapias cordigera (dezenas de exemplares). Encontrei ainda o híbrido interespecífico Serapias x ambigua (Serapias cordigera x lingua).
São ainda visíveis alguns exemplares de Serapias cordigera hipocromática, de que já tratei em post anterior.

Fotos tiradas em 26 de Abril de 2013.

 Serapias cordigera

 Serapias lingua





Serapias x ambigua

 Bases do labelo de Serapias lingua e Serapias x ambigua


Comparação da forma dos labelos de S. cordigera, S. lingua e S. x ambigua

Nenhum comentário:

Postar um comentário