sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Neottia nidus-avis

A Neottia nidus-avis é das orquídeas simultaneamente mais estranhas e mais belas de Portugal. 

É conhecida apenas na Serra do Buçaco e em Trás-os-Montes (Serra da Nogueira e Vinhais), e é facilmente reconhecida pela sua cor amarelo-acinzentada.

Uma das poucas orquídeas existentes em Portugal (as outras são do género Limodorum) praticamente desprovida de clorofila, não possui assim a capacidade de produzir glicose a partir da fotossíntese e por isso alimenta-se de outros seres vivos autótrofos, direta ou indiretamente (heterotrofismo).

Por não possuir clorofila, não necessita de luz solar, pelo que aparece em zonas muito sombrias de bosques, no caso de Trás-os-Montes, de castanheiros.

Ao contrário das orquídeas autotróficas, a associação a um fungo (neste caso uma micorriza do  género Sebacina) não existe portanto apenas na fase de crescimento do embrião, mas prolonga-se por toda a vida da planta. Acaba por existir uma associação Neottia-fungo-castanheiros e outras plantas, que permite a sobrevivência desta orquídea.

Exemplares fotografados a 8 de Junho de 2013, junto a Gondesende, Bragança, descobertos pela Luisa Borges, Joaquim Pessoa e Duarte Marques.

 Grupos de plantas num bosque de castanheiros

 A Neottia nidus-avis

 



 
 Pormenores das flores

Grupo de inflorescências do ano anterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário