domingo, 30 de junho de 2013

Orquídeas de Portugal em Londres

Bem, foi uma surpresa encontrar orquídeas terrestres portuguesas no London Orchid Show promovido pela Royal Horticultural Society nos passados dias 11 a 13 de Abril.

Embora a esmagadora maioria das orquideas fossem orquideas exóticas, cultivadas, oriundas da Asia ou América do Sul, havia em exposição e venda algumas orquídeas silvestres (o que os ingleses chamam hardy orchids) europeias.

E pelo menos uma delas – uma Serapias parviflora - foi reproduzida utilizando sementes vindas de Portugal, conforme informação do expositor.

Existiam ainda em exposição outras espécies tais como Spitanthes, Gennaria, Ophrys, Dactylorhiza e Platanthera.

A promoção do cultivo em jardins de orquídeas silvestres – que no Reino Unido assenta fundamentalmente em espécies dos géneros Dactylorhiza e Cypripedium – a partir de espécies cultivadas a partir da semente, ou por divisão meristemática, tem alguma expressão, existindo diversas empresas (embora de pequena dimensão) que se dedicam a este negócio.

Algumas destas espécies existem em Portugal, como por exemplo a D. maculata. Quem sabe se podem ser adaptadas a plantas de jardim ?

 
Aspeto da exposição


 A Serapias parviflora portuguesa






Orquideas terrestres à venda


 Um pormenor curioso: lá, como cá, a Epipactis palustris parece extinta …

Uma das orquídeas exóticas que comprei - Alaticaulis (Masdevallia) impostor – acabou de florescer agora em Junho com uma estranha e belíssima flor






Nenhum comentário:

Postar um comentário