sábado, 13 de julho de 2013

Faltou um bocadinho … assim …

Pois faltou um bocadinho … assim … Estou a referir-me às minhas observações em 2013 de 2 das orquídeas terrestres raras em Portugal: Cephalanthera rubra e Epipactis fageticola.

Em saídas da AOSP, por terras de Bragança e na Serra da Estrela, encontrámos exemplares destas espécies. Em outros anos, já floridas nessa altura do ano. Mas este ano, chuvoso quando não era preciso, e seco quando não devia, a generalidade das orquídeas estará atrasada 2 a 3 semanas, mas outras nem chegam sequer a florir, por falta de água na altura certa.

São ambas espécies que vivem em soutos, portanto na sombra. Não são plantas robustas. A Epipactis demonstra alguma preferência por terrenos próximos das linhas de água, o que é patente pela altura de inserção das primeiras folhas.

A Cephalantera rubra está há muito referenciada para Portugal, embora somente para Trás-os-Montes. Quanto à Epipactis fageticola, trata-se de uma descoberta recente, no Souto do Concelho, Manteigas.
 


Epipactis fageticola - Ribeira de Leandres, souto do Concelho, junto ao Poço do Inferno, Manteigas




Cephalanthera rubra – Fresulfe, Bragança

Epílogo: A Serra da Estrela não fica assim tão longe de Lisboa, ao contrário de Bragança (metade do caminho!). Pelo que passada uma semana, meti-me outra vez à estrada para tentar fotografar a Epipactis fageticola com a flor aberta. E com sucesso ! Aqui está ela. Notar o hábito pendente da influorescência.





Objetivo para 2014: observar a Gymnadenia conopsea, outra das raridades, que só existe nas serranias do Gerês. E já agora, à boleia, a Dactylorhiza ericetorum, mais vulgar, mas que ainda não encontrei. O amigo Américo Pereira sabe onde elas estão! Então um hibrido entre as duas, seria ...extraordinário.




Um comentário:

  1. Já tivemos o privilégio de encontrar, este ano pela 1ªvez, um híbrido entre as duas. E, para concluir uma expedição em beleza, algumas G. conopsea 'albinas'.

    ResponderExcluir