domingo, 13 de abril de 2014

As brancas

Bem, a época de 2014 já começou há algum tempo, e  eu estou a atrasar-me…

Este ano, como aliás todos, de uma forma ou de outra, é especial para as orquídeas terrestres: algumas espécies floresceram muito cedo (Ophrys fusca na zona algarvia, onde algumas floresceram ainda em dezembro !), outras têm populações muito abundantes, outras nem sequer floriram.


Outras têm populações muito mais reduzidas que habitualmente (estou a lembrar-me da Orchis italica da Serra de Montejunto e da Ophrys tenthredinifera em geral).


Além de espécies mais comuns, que já vi e fotografei em anos anteriores, comecei o ano com diversas espécies “em branco”, em saídas da AOSP, das quais apresento para já duas  – Orchis mascula, esta em dois locais, ambos da Serra de Candeeiros, na Portela do Vale de Espinhos e no cume da serra, e Himantoglossum robertianum, junto a Palmela, da Serra de S. Luis. 








 Orchis mascula, Serra de Candeeiros







                                  Himantoglossum robertianum, Serra de S. Luis


Nenhum comentário:

Postar um comentário