sexta-feira, 29 de abril de 2016

A Ophrys algarvensis



A Ophrys algarvensis foi descrita pela primeira vez da região do Algarve, por Tyteca, Benito & Walravens em 2003, e foi considerada como um dos 3 membros do grupo O. omegaifera, sendo que os restantes dois membros são O. vasconica e O. dyris, a partir de plantas recolhidas no Monte Morgado, entre Loulé e São Brás de Alportel.

Em Tyteca, D., J. Benito & M. Walravens 2003. Ophrys algarvensis, a new species from the southern Iberian Peninsula. Jour. Eur. Orch. 35(1): 65 (tradução livre feita por mim…)

* Planta com 2 a 5 (-6) flores, até 30-40 cm de altura.
* Sépalas com comprimento de 13,9 - 15,8 mm.
* Pétalas laterais com de 9,8 - 11, 7 mm.
* Labelo com 15,2 - 19,5 mm de comprimento, 11,8 - 15,3 mm de largura, com convexidade moderada, quase liso na base.
* Labelo com pilosidade fraca na base, mais forte na parte superior, mas permanecendo curta e que não excedendo a extremidade do bordo, devido à importância da margem glabra acastanhada a amarelada.
* Lóbulos laterais do labelo estreitos, ligeiramente curvados para trás.
* Margens do labelo formando, na base, um ângulo agudo (28 - 42º) em relação ao eixo central do labelo achatado. 
* Labelo com um lóbulo mediano relativamente longo, de 6,5 - 7,9 mm, atingindo normalmente de 2/3 a 4/5 ou mais da sua largura.

A O. algarvensis parece ser uma espécie de fato distinta, e é identificada pela ausência completa de qualquer sulco na base do labelo, o que é comum a todaos os membros do grupo O. omegaifera.

Com o precioso auxílio do amigo Pedro Mascarenhas andei a vê-las na zona de São Bartolomeu de Messines.

Como é comum nas Orchidaceae, a designação está sujeita a alguma controvérsia. A World Checklist of Selected Plant Families (http://apps.kew.org/wcsp/namedetail.do?name_id=255927), através da Plant List (http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-255927), considera que a designação Ophrys algarvensis D.Tyteca, Benito & M.Walravens é um sinónimo de Ophrys omegaifera subsp. dyris (Maire) Del Prete.








Nenhum comentário:

Postar um comentário